As diferenças em Battlefield 4 entre a Xbox One e a PS4
Bem, antes do mais, há que dizer que Battlefield 4 está impressionante
em ambas as consolas. As diferenças entre versões existem e são dignas
de registo, mas em nada retiram a qualidade do excelente trabalho que a
DICE parece ter feito ao converter o jogo para as consolas de nova
geração.
Ao contrário do que acontece com a versão PC, onde cada utilizador pode
escolher a resolução e o nível de detalhe que quiser, independentemente
de tal lhe prejudicar tremendamente as performances, na versão consolas a
DICE não quis que isso acontecesse. E desta forma o framerate e os 60
fps foram quem ditou as resoluções e nível de detalhe.
Ambas as versões produzem um resultado final a 1080p, mas no entanto
essa não é a resolução nativa a que o jogo é rendido, sendo que a
Playstation4 rende o jogo a 1600×900, e a Xbox One a 1280×720. Esta é
agora uma situação confirmada oficialmente.
A Playstation 4 corre a 1600×900, a Xbox One corre a 1280×720.
Esta é basicamente a diferença mais marcante no jogo. A Playstation
rende mais 56% de pixels criando, devido à maior resolução inicial, um
jogo mais refinado graficamente. Esta situação para além de reduzir no
número de artefactos que visualizamos no ecrã em shaders complexos e
geometrias finas inclinadas (Aliasing), como é o caso de linhas de
electricidade, escadas, ou outros elementos com elementos de sub-pixeis
que criam tremideiras na imagem e que são particularmente visíveis na
Xbox One.
Ambas as consolas possuem um
Anti-Aliasing em tudo semelhante ao que o PC apresenta com o nível de
detalhe em High. Infelizmente, como já referido em cima, particularmente
na Xbox One, devido ao re-escalamento partir de uma resolução menor, o
Anti-Aliasing apenas suaviza a situação, não a eliminado como deveria.
Podem ver as os pormenores marcados na imagem de cima com mais detalhe e
perceberem como a definição se perde e as zonas com Aliasing são
notórias.
A versão Xbox One, como consequência da menor resolução nativa, possui notoriamente mais “Aliasing” na imagem
Ainda no que toca ao re-escalamento, apesar de não ser possível fazer-se
milagres face à resolução nativa, independentemente do método de
re-escalamento usado, o re-escalamento da PS4 acaba por não deixar
reflectir verdadeiramente todas as vantagens da resolução adicional, ao
revelar-se pior do que o usado pela Xbox One. Ambas as consolas
re-escalam por hardware.
O resultado desta diferença acaba por se reflectir numa imagem mais viva e menos baça na Xbox One.
O tipo de re-escalamento efectuado na PS4 parece aparentemente ser
feito por software, ao passo que o da Xbox One será feito por hardware. O
resultado são contrastes superiores na Xbox One. Infelizmente o ponto
negativo desta situação é que o Aliasing já de si alto, acaba por saltar
ainda mais à vista. Na imagem que se segue são perceptíveis is ganhos
quando olham para o terreno, e as perdas quando olham para a grua no
topo da torre mais próxima.
Apesar de a questão do contraste poder ser reduzida ou eliminada nas
configurações da TV, o aspecto mais baço da PS4 será impossível de
eliminar.
No global, e com a imagem em movimento, a plataforma da Sony mostra-se
superior gráficamente, superando a Xbox One também em outras métricas,
como os fotogramas por segundo.
Apesar de ambas as consolas se manterem sempre acima dos 60 fotogramas,
na cena mais puxada analisada ambas caíram abaixo desse valor.
Tratou-se da explosão de um contentor no mapa Fishing in Baku, onde a
PS4 não só perdeu menos performance, como a recuperou muito mais
depressa do que a Xbox One.
Como diferença final, a PS4 usa o mesmo nível de “ambient occlusion” que
o PC no seu nível de detalhe máximo. Tal cria um contorno sombreado em
torno da arma do jogador quando este está perto das paredes. Este é um
efeito completamente ausente da XBox One.
Da mesma forma a Xbox One não possui Motion Blur na sua componente Multijogador.
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