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F1 2013 fica sem Ayrton Senna e carros clássicos por questões de licença

F1 2013 contará com diversos pilotos clássicos dos anos 80 e 90. Porém, os fãs de automobilismo terão que lidar com a ausência de um dos ícones do esporte: Ayrton Senna. Durante o evento WB 2013 Games Summit, o produtor do game, Lee Mather, confirmou a informação em uma entrevista exclusiva para o TechTudo. Ele também contou sobre as diversas novidades do game, como desgastes dos pneus e mudanças na jogabilidade.

Lee Mather apresenta o game F1 2013 durante evento WB 2013 Summit (Foto: Renato Bazan / TechTudo) 
Lee Mather apresenta o game F1 2013 durante evento WB 2013 Summit 
“O processo de licenciamento é incrivelmente difícil no mundo da Fórmula 1, e obviamente ele não está mais conosco - isso torna tudo particularmente difícil, também", diz Mather. Sem esconder sua frustração, o produtor revelou ainda que um dos maiores pilotos de todos os tempos não poderia estar no game "de qualquer jeito": "É algo que nós vamos perseguir no futuro”. E, perguntado sobre DLCs que possam incluir Senna, ele foi enfático: “Nenhum está planejado no momento. Tentaremos colocar tudo no disco”.
Apesar disso, ele lembrou que outros nomes do mundo das corridas como Gerhard Berger, Nigel Mansell e Emerson Fittipaldi têm presença confirmada no novo modo histórico, além de uma reprodução fiel de suas equipes mais marcantes. O que mais dificultaria a inclusão de um número maior de personagens seria justamente o processo de licenciamento, que envolve burocracia pesada até que sejam conquistadas concessões.
Já alguns pilotos mais antigos, como Juan Manuel Fangio e Jack Stewart, não estarão presentes nos jogos devido a licenciamentos que "se perderam". Ainda segundo o produtor, alguns faleceram há muito tempo, e fica difícil encontrar quem ainda cuide dos direitos de imagens dos famosos corredores. O mesmo problema vale para diversos veículos da década de 60 e 70.


O trailer acima foi lançado na segunda-feira e mostra justamente a pegada desse novo episódio da franquia, embora ela ainda conte com um “modo 2013”. Desde o lançamento da série pela Codemasters, o pedido de carros clássicos tornou-se lugar comum, mas o estúdio fez uma decisão consciente de não fazer nada a esse respeito até que eles pudessem conceber algo realmente especial para esse período. Com isso, o game terá narração com jornalistas da época, pilotos famosos e adaptações profundas na jogabilidade e estética para cada carro, pistas antigas e filtros de câmera especiais ajudam a reproduzir todo o feeling de cada década.
No modo 2013, além das atualizações de performance e elenco, o jogo agora poderá ser salvo no meio das corridas, o que permitirá a mais jogadores tomar parte em provas integrais. A Inteligência Artificial foi alterada para incorporar movimentos específicos de cada piloto, por vezes de forma positiva, por vezes negativa.

F1 2013 - Nigel Mansell em sua histórica Willians  (Foto: Divulgação) 
F1 2013 - Nigel Mansell em sua histórica Willians
Com o modo GP recuperado e a configuração do desgaste de pneus novamente disponível, a Codemasters revela que vem ouvindo sua comunidade. Por fim, melhorias de engine aconteceram para trazer mais beleza visual ao jogo.
F1 2013 sairá para Xbox 360, PS3 e PCs, mas ainda não tem data definida para lançamento. No Brasil, a “Classic Edition”, que conta com esse novo modo, estará disponível em sua primeira edição pelo mesmo preço que a versão comum.

Fonte: Techtudo

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